O Futuro brilhante da realidade virtual

O ano da realidade virtualoculus_rift_consumer-6

A realidade é que marcas como Facebook, Samsung, Sony, HTC… gigantes da indústria do entretenimento fizeram investimentos avultados para conseguirem ter equipamento de captação e de visualização VR, procuram obviamente retorno.

A indústria

Em 2014 quando o Facebook adquiriu a Oculus por 2 Biliões de dólares, mark-zuckerberg-oculusMark Zuckerberg afirmou “um dia este tipo de imersividade fara parte do dia-a-dia de biliões de pessoas”, Em 2015 o facebook lança uma nova funcionalidade, permite reproduzir nativamente vídeos 360, um primeiro passo para a democratização dos conteúdos imersivos, que podem ser experienciados em dispositivos de VR mas também em dispositivos móveis que dispõe de acelerómetros.


Conteúdo em VR e vídeo 360 – 
O consumidor

Sabemos que a sentença final é sempre dada pelo utilizador, a sua recetividade vai depender muito dos conteúdos disponíveis e também da experiência inovadora que esses mesmo conteúdos podem proporcionar.3670

Uma das perguntas que também se faz relativamente aos conteúdos é, em quais conteúdos faz mais sentido usar realidade virtual? Video-jogos, Cinema, Vídeo online, Educação…? Obviamente os videojogos é a área com maior potencial ao nível de conteúdos em realidade virtual. Exigente ao nível de hardware pois é necessário placas gráficos de média gama, mas trata-se de um público recetivo e ao mesmo tempo disponível.

VirtuSphere1Um futuro brilhante para a realidade virtual

Tudo se alinha para que a realidade virtual seja real, a tecnologia chegou a tal estado de maturidade e como grande margem para crescimento que garantidamente a realidade virtual tem um futuro brilhante, para a indústria do entretenimento e internet é a oportunidade de se renovar novamente através do aparecimento desta nova linguagem, a linguagem da imersividade digital e social.

 

Sobre o Autor: Marco Neiva é um entusiasta dos novos media, especialista em vídeo marketing, desenvolve estratégias para aumentar a presença online através do vídeo, é responsável por vários projetos, como o VidYou, Videografar e IRIS360. É fundador da Hypercube – Immersive Media Agency, que presta serviços de vídeo marketing e vídeo online.

Related Posts